segunda-feira, 6 de julho de 2009

Uma música pra vida.


Quando criei aqui no blog o post semanal chamado BG da semana, não foi por acaso. Foi muito bem fundamentado, e eu só cheguei a conclusão da razão desse post hoje, duas semanas depois de entrar em ação.

Estava no Setúbal – Conde da Boa vista, voltando para o Centro do Recife. Caía muita chuva lá fora e um calor infernal dentro do ônibus. Como era um da frota antiga, não tinha um som tocando, sequer um caixinha miúdo ou radinho de pilha que democratizasse algum ruído para os passageiros.

Creio que, afora eu, ninguém se preocupou com tal casualidade, senão com a forte chuva lá fora. Eu, com minha santa paciência, contei 15 pessoas ouvindo um MP3, Ipod ou até mesmo o som do celular, já que a tecnologia com seu avanço permitem isso.

Além de contar a turma que estava ouvindo um som, passei a imaginar o que rolava naqueles fones de ouvido. Se era uma MPB, um brega. Se tocava algum rock da pesada, ou rock indie contemporâneo.

O busão já cruzava a ponte giratória, logo mais eu iria descer. Passei a me perguntar por que as pessoas, hoje, necessitam tanto de um MP3 rolando. Nas ruas, nos bares, nos ônibus, cada um tem seu aparelho a tira colo, com sua seleção predileta, seja ela homogênea ou bem variada, tocando aleatoriamente qualquer canção que marque o dia.

Chego à conclusão que o MP3 tornou-se aquele objeto responsável por dar o tom dessas nossas vidas. É como se fosse uma cena de cinema, que a cada esquina pode mudar o seu destino quando o Ipod muda de faixa. Eles, pequeninos como são, fazem a música pra vida.


3 comentários:

  1. em geral, não gostamos do silêncio.

    ResponderExcluir
  2. No meu último post, vc encontrará o bendito mp3... Realmente, para todo canto que ando lá está ele cmg. A música é uma arte viva exernada por nós, várias vezes não sabemos explicar algo que ocorre conosco, e de repente tem uma música que diz tudo, e com o mp3 de quebra, até as cansativas andanças ficam mais alegre.

    ResponderExcluir
  3. admito que não vivo sem ao menos um ruído de fundo.

    ResponderExcluir