segunda-feira, 29 de junho de 2009

BG da semana

Ela faz música mulata brasileira

Misturando um Erudito escondido com um Samba exposto, passando pelo suingue tropical do merengue, Lívia Lucas faz um som daqueles “a cara e a careta” do Brasil

O BG dessa semana viaja até Minas Gerais para trazer a bela cantora Lívia Lucas. Natural de Juiz de Fora, Lívia lançou seu primeiro disco em 2007 prometendo fazer um som mais elástico, abordando outros ritmos, como o jazz e o merengue, sem deixar de lado a sua raiz que é o samba.

A própria cantora diz a marca do seu disco, um trabalho cheio de retrato de influências musicais. “São muitos cantando através da minha voz. São meus queridos compositores que acreditaram nesse novo e inédito trabalho” O cd Canto de Casa faz um balanço do bom samba, inteligentemente tocado na maior perfeição. As notas de um samba de violão se encaixam na voz de Lívia.

Aos 13 anos, a mineirinha entrou no Conservatório de Música clássica e, aos 19 anos, já encarava o mundo profissional da música tocando nos grandes bares e casas de shows de Belo Horizonte. Participou de espetáculos musicais, como Música Mulata Brasileira, que rodou o país em 2005 fazendo grande sucesso.

A música de Lívia é interessante em toda sua composição: a letra, uma poesia que retrata um cotidiano natural das cidades do interior do país marcadas pelas feiras. A música é plural no sentido técnico. Traz uma mistura do balanço do samba com um som legal dos metais, lembrando grandes orquestras. O crítico em música, Nelson Motta, disse que os metais das canções de Lívia “nos remetem à Vitória Régia”, orquestra que acompanhava o Síndico Tim Maia.

O BG dessa semana traz Lívia Lucas como destaque, com a música A Feira. Aumenta o volume, simpatia!



video

Nenhum comentário:

Postar um comentário