terça-feira, 23 de junho de 2009

Uma pausa para o São João.


O vizinho acaba de me aprontar uma sacanagem. Colocou no seu som a famosa música junina “Olha pro céu, meu amor”, e o céu realmente está lindo. Embora o fumacê tenha dominado o Recife nesta noite, o 23 de junho de 2009, até então, está sendo belo. Os fogos que brilham no céu, as fogueiras que queimam deixando acesa a chama da tradição, o forró que toca e a turma, vestida de matuto, aguardando a festa começar.

Todos fazem do São João uma pausa, um descanso. Revigorar as energias numa confraternização amistosa, feita em dois dias, regada por um banquete repleto de delícias. No São João, o Trabalhador, o Patrão e o Estudante param, cada um em sua família e ciclo de amizades, e dão uma pausa na rotina que vem se arrastando durante seis meses, de muito árduo trabalho, para dar aquela relaxada. É normal.

Esse ano, festa é o que não falta, tanto no interior como na capital. Além das tradicionais festas de Caruaru, Arcoverde e Gravatá, O Recife andou preparando uma programação muito boa. Em Olinda, o arraial não fica por menos e hoje o cantor e compositor, Maciel Melo, vai fazer a farra por lá. Tenho percebido até que o Recife anda se aproximando do carnaval quando chega o São João, no tocante das festividades e comemorações. Pólos bem armados, atrações de qualidade. Olinda não a chega à proporção do carnaval, mas tem mostrado que é a capital da cultura nacional.

O céu está lindo, a noite de São João apenas começou. E agora eu vou à procura de uma sala de reboco para dançar um forrozinho, fazendo o polimento da fivela do cinto, nessa pausa para o São João. Até domingo, simpatias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário